• Bharbixas

Como os suplementos podem contribuir para melhorar a qualidade de vida?

Texto por Raibow for All


Obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. É um fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. São muitas as causas da obesidade, o excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, sedentarismo, ou, por exemplo, a disfunções endócrinas, sendo mais prevalente aos maus hábitos alimentares.


O brasileiro está cada vez mais com excesso de peso. Segundo resultados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2016, através da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico (VIGITEL), mais da metade da população está com o peso acima do recomendado e 18,9% dos brasileiros estão obesos, mesmo com o aumento no consumo regular de frutas e hortaliças e prática de atividade física.


O excesso de peso no país cresceu 26,3% em dez anos, passando de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016, sendo mais prevalente em homens. A obesidade cresceu 60% em 10 anos, para homens e mulheres. Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que podem ter colaborado para prevalência de diabetes e hipertensão.


O padrão alimentar mudou muito nas últimas décadas e em decorrência disso a suplementação na dieta está cada vez mais comum. O brasileiro está cada vez mais ingerindo alimentos processados, com alta densidade calórica e pobre nutricionalmente. Em decorrência a todas essas mudanças, seja no estilo de vida ou alimentar as doenças nutricionais estão mais frequentes. Relacionado a isso, o aumento da expectativa de vida e a preocupação com a saúde também aumentou e a população está disposta a investir tempo e recursos a fim de viver mais e melhor.


O consumo de produtos à base de vitaminas e minerais é o mais procurado e amplamente comercializado. Estudos revelaram que mais da metade da população americana (52%) já fez uso de suplementos alguma vez na vida e as vitaminas e minerais correspondem a 87% de todos os suplementos existentes. No Brasil o consumo desses suplementos chega a ser comparável com os Estados Unidos, principalmente em frequentadores de academia.


A suplementação com vitaminas e minerais fornece diversos benefícios para a saúde, como prevenção de doenças decorrentes de sua deficiência. A insuficiência de deficiência de vitaminas e minerais pode trazer sintomas como: queda de cabelo, unhas enfraquecidas, cansaço, memória fraca, formigamento de mãos e pernas, visão prejudicada, pele escamosa, ossos fracos e até doenças como câncer e diabetes.

Muitos nutrientes fornecem ação antioxidante, ou seja, protegem nosso organismo de radicais livres que podem provocar doenças como o câncer, são eles: vitamina A, vitamina C, vitamina E, zinco, cobre e selênio.


Os benefícios desses antioxidantes vão além: mantém pele e cabelos saudáveis (vitamina C e zinco), o Zinco tem poder anti-inflamatório e participa de processos de cicatrização e reprodução celular, exerce funções estruturais, enzimáticas e regulatórias e auxilia na prevenção de queda de cabelos, fornecem melhor visão e deixam a pele mais bonita (vitamina A) pois ajuda a diminuir a produção de sebo nas glândulas sebáceas e deixa a pele menos oleosa, são essenciais para manter a energia, diminuindo fadiga (zinco, cobre e selênio), ainda, o selênio protege o organismo e combate o envelhecimento causado por morte celular. Vitamina C e E atuam no sistema imunológico, ajudam também na cicatrização. Cobre tem ação antibiótica e estimula a ação do sistema imunológico contra infecções.


No dia a dia pode ser benéfico para aumentar a disposição em caso de cansaço ou fadiga, melhorar a memória e concentração, nesse caso, vitaminas do complexo B agem com essa função, prevenir doenças imunológicas melhorar e até aumentar a libido.

Mas para quem é indicado a suplementação de vitaminas e minerais? Para quem busca uma melhor qualidade de vida otimizando rendimentos em atividade física por exemplo, aquelas pessoas que possuem alguns dos sintomas citados acima, além de gestantes, idosos e até crianças.


Em geral, pessoas em todas as fases da vida podem se beneficiar da suplementação de vitaminas e minerais pois eles fornecem de maneira prática e rápida doses necessárias dos nutrientes que estão em falta no organismo, contribuindo para a melhoria do funcionamento do corpo e restabelecimento da saúde.


Lembramos que todo uso de suplemento merece ser acompanhado de um médico especialista e que não pode-se abster da alimentação saudável.


19 visualizações

BHARBIXAS ESPORTE CLUBE

  • Preto Ícone Twitter

©2019 BY BHARBIXAS E.C.